fbpx

Vantagens do uso dos silos-bolsa

Mavuno – Brachiaria de Alta Performance
30/06/2021

Há algum tempo, o Brasil, tem problemas para estocar sua produção de grãos. Os silos do país conseguem armazenar uma quantidade menor de grãos do que a colhida. Para resolver essa situação existe os silos-bolsa.

Esse tipo de armazenamento vêm ganhando espaço no Brasil. Sua montagem é bem mais simples e rápida, quando comparada com os silos tradicionais.

O silo-bolsa é feito de polietileno dividido em três camadas para garantir a resistência e durabilidade. Ele tem o formato de sanfona quando vazio e quando cheio, se assemelha a um tubo.

Enchido por uma máquina chamada embalsadora, os grãos são colocados dentro do silo e selados. 

Sua utilização traz uma série de vantagens para os produtores, algumas delas são:

Quer comprar os seus? Clique no balão de WhastApp e nos mande uma mensagem.

Custo-benefício de um silo-bolsa

Um dos principais atrativos do silo bolsa é seu custo-benefício para os produtores. Enquanto o armazenamento em silos tradicionais é caro, com o silo-bolsa esse valor é reduzido.

Geralmente, os produtores têm um gasto de cerca de R$ 1 por saca para manter os grãos armazenados em um Silo-Bolsa.

Valorização

Uma das vantagens que os dois silos têm em comum é a valorização da produção. Isso porque, o momento da colheita nem sempre é a melhor hora para vender a produção.

Dessa forma, manter as sacas de grãos bem armazenadas e protegidas é essencial para que os produtores tenham segurança para esperar que os preços alcancem um patamar favorável.

Proteção

Além de armazenar a produção, o silo-bolsa, quando utilizado da forma correta, tem a função de impedir que os grãos sofram a ação de fungos, mofos e/ou pragas.

O silo-bolsa é hermeticamente fechado. Isso significa que não há a entrada de oxigênio no sistema. Isso cria um ambiente que impede a proliferação de insetos e fungos.

Dessa forma, mantém a qualidade e a viabilidade dos grãos enquanto estão armazenados. Permitindo que eles possam ser utilizados depois de algum período de tempo.

Logística de um silo-bolsa

Escoar a produção não é tarefa simples. As péssimas condições das estradas brasileiras e a escassez de caminhões faz com que o preço dos fretes seja alto. Além disso, o tempo do transporte é longo.

Com isso, o silo-bolsa é uma excelente opção para garantir a qualidade dos grãos enquanto as sacas esperam para serem transportadas.

Setorização

Outra vantagem do silo-bolsa é a setorização da produção. Sua constituição, formato e forma de alocação permite que o produtor possa separar sua produção de acordo com o tipo de produto.

Desse modo, podem ser divididos os grãos transgênicos dos não transgênicos, de acordo com as datas de colheita, ou ainda, separar a produção levando em consideração às áreas de onde foram colhidas.

Com isso, os produtores podem procurar o preço mais adequado para determinada estratificação dos grãos colhidos.

Adquira os seus silos-bolsa conosco! Clique no balão de WhastApp e nos mande uma mensagem.

//]]>